Sobre o LMB

Laboratório Multiusuário de Bioinformática

 

 

     Diversas áreas do conhecimento, especialmente a biologia molecular, experimentaram nas 3 últimas décadas um crescimento exponencial na capacidade de gerar dados e, consequentemente, do volume de dados disponível. A Bioinformática, embora originalmente lidasse com sequências protéicas na década de 1960, ganhou momento e foi reconhecida como área distinta a partir do papel decisivo nos primeiros projetos Genoma, no final da década de 1980. Desde então, passou a atuar também nas áreas de expressão gênica, marcadores moleculares, evolução, regulação da expressão, modelagem de sistemas biológicos, predição de estrutura protéica e interação molecular, entre outras.

 

     Desde 2001, com a contratação contínua de Bioinformatas e a realização de Workshops em 2003, 2006 e 2008, a Embrapa reconhece institucionalmente a importância e se articula para estruturar os esforços nesta área, crítica para uma série de programas da empresa, como aqueles relacionados a recursos genéticos, biotecnologia e melhoramento.

 

     A necessidade de capacidade computacional altíssima, mas intermitente, e competência multidisciplinar para operá-la e acompanhar as rápidas mudanças de paradigma da área requer ações estratégicas que visem a otimização dos recursos físicos e humanos. Neste contexto foi proposta a implantação de um Laboratório Multiusuário de Bioinformática fortemente integrado às competências e demandas já existentes na Embrapa.

Notícias em Destaque

 

           

    

Leia a notícia publicada no site do Globo Rural, resultante de pesquisa na área de genômica com mapeamento de CNVs (Copy Number Variations), realizada com a parceria do pesquisador do LMB Dr. Michel Yamagishi e do colaborador do LMB Joaquim Manoel da Silva:

"Pesquisa genômica da Embrapa pode aumentar produtividade do gado nelore"

 

       

  

     Foto: Luis Antonio Dias Leal                                      

      

     

 

Notícias

Notícias

Oportunidades

Não existem oportunidades abertas no momento.

Imprensa Externa

  • Artgio publicado na "Plos One" - Título "Single nucleotide variants and InDels identified from whole-genome re-sequencing of Guzerat, Gyr, Girolando and Holstein cattle breeds" (Data de Publicação: 30-03-2017)
    Artigo publicado com a participação dos pesquisadores do LMB Adhemar Zerlotini e Michel Eduardo Beleza Yamagishi, na revista "Plos One", em 21/Março/2017.
    Para mais detalhes, acesse: http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0173954
  • Notícia publicada no Globo Rural "Pesquisa genômica da Embrapa pode aumentar produção do gado nelore", em 14/06/2016 (Data de Publicação: 17-06-2016)
    Notícia publicada no site do Globo Rural teve participação do pesquisador do LMB Michel Eduardo Beleza Yamagishi, e do colaborador do LMB e pesquisador Joaquim Manoel da Silva (Universidade do Estado do Mato Grosso - Unemat), em parceria com Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF), Embrapa Gado de Corte (MS) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). ..."Um total de 47 CNVs foram observados em frequências altas, baixas ou divergentes entre as raças nelore e holandesa, representando assinaturas de seleção que serão avaliadas em estudos futuros, podendo levar à identificação de regiões do genoma que controlam características de importância econômica para a bovinocultura."...
    Para mais detalhes, acesse: http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Criacao/Boi/noticia/2016/06/pesquisa-genomica-da-embrapa-pode-aumentar-produtividade-do-gado-nelore.html
  • Artigo publicado na "BMC Genomics" - Título "Genomic structure and marker-derived gene networks for growth and meat quality traits of Brazilian Nelore beef cattle" (Data de Publicação: 17-03-2016)
    Artigo publicado pelo pesquisador Maurício Mudadu, da Embrapa Informática Agropecuária, e colaboradores, na revista "BMC Genomics" em 15/março/2016.
    Para mais detalhes, acesse: http://bmcgenomics.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12864-016-2535-3
  • Artigo publicado na "Plos One" - Título "Genomic Variants Revealed by Invariably Missing Genotypes in Nelore Cattle" (Data de Publicação: 28-09-2015)
    Artigo publicado pelo doutorando Joaquim Manoel da Silva, com orientação do pesquisador do LMB Michel Eduardo Beleza Yamagishi e participação dos pesquisadores do LMB Poliana Fernanda Giachetto e Leandro Carrijo Cintra, na revista "Plos One", em 25/Agosto/2015.
    Para mais detalhes, acesse: http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0136035
  • Notícia publicada no Jornal da Unicamp: "Análise de DNA de gado abre caminho para detecção de variações no genoma humano", em 21/09/2015. (Data de Publicação: 28-09-2015)
    Notícia publicada no Jornal da Unicamp sobre pesquisa desenvolvida pelo Dr. Michel Yamagishi e doutorando do Instituto de Biologia Joaquim Manoel da Silva, pesquisador e colaborador do LMB, respectivamente. A notícia foi elaborada com base no artigo recém publicado na revista "Plos One", com o título "Genomic Variants Revealed by Invariably Missing Genotypes in Nelore Cattle" (DOI: 10.1371/journal.pone.0136035).
    Para mais detalhes, acesse: https://www.lmb.cnptia.embrapa.br/documents/10518/302977/20150928_AnaliseDNAGado_Michel.pdf/77be423d-54ea-4844-ac0b-26ee3e876b1f
  • Artigo sobre software desenvolvido por equipe do LMB foi publicado na BMC Genomics (Data de Publicação: 14-08-2015)
    Artigo sobre software POTION, desenvolvido pelos colaboradores e pesquisadores do LMB (Jorge A. Hongo, Giovanni M. de Castro, Leandro C. Cintra, Adhemar Zerlotini e Francisco P. Lobo) foi publicado na BMC Genomics em Agosto/2015.
    Título: POTION: an end-to-end pipeline for positive Darwinian selection detection in genome-scale data through phylogenetic comparison of protein-coding genes

    Para mais detalhes, acesse: http://www.biomedcentral.com/1471-2164/16/567
Imprensa Interna

  • Notícia publicada no Portal da Embrapa "Pesquisa genômica gera dados inéditos que poderão aumentar produtividade de gado Nelore", em 14/06/2016 (Data de Publicação: 17-06-2016)
    Notícia publicada no Portal da Embrapa teve participação do pesquisador do LMB Michel Eduardo Beleza Yamagishi, e do colaborador do LMB e pesquisador Joaquim Manoel da Silva (Universidade do Estado do Mato Grosso - Unemat), em parceria com Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF), Embrapa Gado de Corte (MS) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). ..."O trabalho se baseou em um amplo mapeamento de regiões de duplicação genômica, conhecidas como CNVs (Copy Number Variations), em animais da raça Nelore."...
    Para mais detalhes, acesse: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/13449556/pesquisa-genomica-gera-dados-ineditos-que-poderao-aumentar-produtividade-de-gado-nelore?link=agencia


Clique aqui para ver a lista completa de notícias publicadas neste portal.