Sobre o LMB

Laboratório Multiusuário de Bioinformática

 

 

     Diversas áreas do conhecimento, especialmente a biologia molecular, experimentaram nas 3 últimas décadas um crescimento exponencial na capacidade de gerar dados e, consequentemente, do volume de dados disponível. A Bioinformática, embora originalmente lidasse com sequências protéicas na década de 1960, ganhou momento e foi reconhecida como área distinta a partir do papel decisivo nos primeiros projetos Genoma, no final da década de 1980. Desde então, passou a atuar também nas áreas de expressão gênica, marcadores moleculares, evolução, regulação da expressão, modelagem de sistemas biológicos, predição de estrutura protéica e interação molecular, entre outras.

 

     Desde 2001, com a contratação contínua de Bioinformatas e a realização de Workshops em 2003, 2006 e 2008, a Embrapa reconhece institucionalmente a importância e se articula para estruturar os esforços nesta área, crítica para uma série de programas da empresa, como aqueles relacionados a recursos genéticos, biotecnologia e melhoramento.

 

     A necessidade de capacidade computacional altíssima, mas intermitente, e competência multidisciplinar para operá-la e acompanhar as rápidas mudanças de paradigma da área requer ações estratégicas que visem a otimização dos recursos físicos e humanos. Neste contexto foi proposta a implantação de um Laboratório Multiusuário de Bioinformática fortemente integrado às competências e demandas já existentes na Embrapa.

Notícias em Destaque

 

           

    

Leia a notícia publicada no site do Globo Rural, resultante de pesquisa na área de genômica com mapeamento de CNVs (Copy Number Variations), realizada com a parceria do pesquisador do LMB Dr. Michel Yamagishi e do colaborador do LMB Joaquim Manoel da Silva:

"Pesquisa genômica da Embrapa pode aumentar produtividade do gado nelore"

 

       

  

     Foto: Luis Antonio Dias Leal                                      

      

     

 

Notícias

Notícias

Oportunidades

Não existem oportunidades abertas no momento.

Imprensa Externa

  • Artgio publicado na "Plos One" - Título "Single nucleotide variants and InDels identified from whole-genome re-sequencing of Guzerat, Gyr, Girolando and Holstein cattle breeds" (Data de Publicação: 30-03-2017)
    Artigo publicado com a participação dos pesquisadores do LMB Adhemar Zerlotini e Michel Eduardo Beleza Yamagishi, na revista "Plos One", em 21/Março/2017.
    Para mais detalhes, acesse: http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0173954


Clique aqui para ver a lista completa de notícias publicadas neste portal.