Quem Somos


Quem Somos
 

Foto: Flávio Ubiali


A Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio – Rede AgroNano – já se estabeleceu como uma geradora de conhecimentos e de novas aplicações na realidade brasileira para esta área de fronteira. Durante sua primeira fase (2006 – 2010) construiu bases para o conhecimento científico e incorporação das nanotecnologias às atividades da Embrapa, agregando número significativo de parceiros de elevada competência que garantiu o sucesso desta rede de pesquisa, revelado pela sua continuidade.


Início

A Rede AgroNano surgiu como projeto MP1 da chamada EMBRAPA nº 01/2005 com a criação de proposta em um tema de avanço da fronteira do conhecimento, a nanotecnologia, aplicado ao agronegócio, com uma abordagem diferenciada às linhas tradicionais de pesquisa em nanotecnologia. Desde seu início, integrou várias unidades da Embrapa com diversas universidades de reconhecida produção em nanotecnologia, permitindo explorar a aplicação da nanotecnologia para aumentar a competitividade e a sustentabilidade do agronegócio brasileiro, demandando esforços de coordenação para o estabelecimento apropriado de parcerias em busca da melhoria da qualidade de produtos e de processos, e do desenvolvimento de novos usos de produtos de origem agropecuária.



Atualmente

• Atuação
Hoje, a Rede AgroNano em sua segunda fase (2011 - 2015) conta com mais de 150 pesquisadores, especialistas de competência reconhecida em áreas essenciais para o desenvolvimento deste projeto, como física, química, bioquímica, biologia, agronomia, zootecnia e engenharias. Tal grupo permitiu que a Rede incorporasse, além daqueles desafios originais que a estabeleceram, novos horizontes como a avaliação de impactos das nanotecnologias aplicadas ao agronegócio e a incorporação sistemática de estratégias de transferência de tecnologia para a área. Os centros da Embrapa e Universidades participantes são oriundos das cinco regiões brasileiras, favorecendo o desenvolvimento regional equilibrado, ao mesmo tempo em que atua como núcleo aglutinador de ideias e pessoas. Essas atividades, somadas ao intenso trabalho técnico que vem desde a primeira fase em áreas como sensores, filmes finos comestíveis e membranas, biopolímeros, nanopartículas de origem natural, embalagens funcionais para alimentos, novos materiais aplicados ao agronegócio, sistemas de liberação controlada, entre outros, resultaram num grupo de pesquisadores fazendo ciência e tecnologia de qualidade, verdadeiramente contextualizada às necessidades brasileiras.

Conheça as linhas de pesquisa da Rede AgroNano no link Pesquisa.

Confira os pesquisadores membros da Rede em Equipe com acesso ao currículo Lattes e diversas outras bases científicas. As 53 empresas parceiras da Rede AgroNano estão listadas na aba Instituições.




Foldes Rede Agronano Versões em PT e EN


• Financiamento das Atividades

A Rede AgroNano tem atuado como catalisador de ações na captação de recursos, cujas parcerias são fundamentais para desenvolvimento do projeto principal e de novos projetos. Além dos recursos aprovados no estabelecimento do projeto, foram - e continua sendo captados, recursos adicionais pelos parceiros da Rede em diversos outros projetos da Embrapa, em órgãos de fomentos (FINEP, CNPq, CAPES e FAPs Estaduais), e em projetos com parceria da iniciativa privada.

• Eventos Promovidos
Como um dos mecanismos de integração da equipe, troca de conhecimento e fortalecimento das parcerias, periodicamente são realizados Workshops técnicos com a participação de toda a comunidade científica atuante na área, membros ou não membros da Rede. Já foram realizados os seguintes Workshops:

- 1º Workshop de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio, em 07 de novembro de 2006 em São Paulo/SP;

- 2º Workshop de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio, em 24 de abril de 2007 em Gramado/RS;

- 3º Workshop de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio, em 15 e 16 de outubro de 2007 em Londrina/PR;

- 4º Workshop de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio, em 17 e 18 de abril de 2008 no Rio de Janeiro/RJ;

- 5º Workshop de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio, 17 e 18 de setembro de 2009 em São Carlos/SP;

- 6º Workshop de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio, de 16 a 18 de Abril de 2012 em Fortaleza/CE;

- 7º Workshop de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio, de 10 a 13 de junho de 2013 em São Carlos/SP.

- 8º Workshop de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio, de 01 a 05 de setembro de 2014 em Juiz de Fora/MG.


Os trabalhos submetidos nos eventos promovidos pela Rede deram origem a um rico material que foi disponibilizado para toda a comunidade científica nos anais produzidos em quatro edições. Apenas na última edição do Workshop, em 2013, 194 trabalhos fizeram parte dos anais do evento.

Para acesso aos anais disponibilizados, acesse a aba Downloads.


• Publicações
Além dos trabalhos apresentados nos Workshops, a Rede AgroNano tem mostrado potencial e relevância por meio de patentes e do volume elevado de artigos publicados em periódicos com seletiva política editorial, muitos dos quais em periódicos internacionais indexados.
Confira os artigos publicados pela Rede dentro da aba Pesquisa.


• Participe e Contribue com a Rede AgroNano
A Rede convida a todos (membros e clientes externos) para participarem ativamente do conteúdo disponibilizado no site.

Utilizando a opção Contato, além da possibilidade do envio de comentários e de sugestões, você poderá divulgar evento, oportunidades de emprego / estágios / treinamentos, chamadas de projetos, cursos e sites de conteúdo relevante ao público interno e externo da Rede AgroNano.

Ainda utilizando a opção Contato, os membros da Rede AgroNano poderão enviar / sugerir imagens, vídeos e/ou notícias; também poderão informar novas publicações e cadastro de currículos em nova base científica.


• Impactos
A Rede AgroNano tem tido relevante impacto no desenvolvimento de pesquisas em nanotecnologia com ações tanto no contexto nacional como internacional.

Exemplo de impacto no cenário internacional é representado pela execução, com apoio do CNPQ, da CAPES e do MCTI, do I International Conference on Food and Agriculture Applications of Nanotechnologies – Nanoagri 2010, realizado no período de 20 a 25 de junho de 2010 em São Pedro, SP. Estiveram presentes representantes da FAO (Food and Agriculture Organization), UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization), EFSA (European Food Safety Authority), CGIAR (Consultative Group on International Agriculture Research), IUFoST, USDA (United States Department of Agriculture), representantes de diversas universidades renomadas do Brasil e do Exterior, além de representantes de várias unidades da Embrapa. Além de ter sido subsídio para a redação de diversos trabalhos por especialistas de tais instituições, um grande número de cooperações internacionais surgiu com o evento.

No cenário nacional, membros da Rede AgroNano frequentemente integram comitês organizadores de diversos eventos na área e participam de grupos estabelecidos no intuito de elaborar instruções e políticas para definição de ações, programas e políticas na área.

A Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio (Rede AgroNano) tem demonstrado, com a união de competências e uma atuação multidisciplinar, que pode dar contribuições inestimáveis na área e proporcionar novas possibilidades para o desenvolvimento social e econômico, seja a curto ou a longo prazo.